RTV Caatinga

07/02/2018 - 11:03

Estagiárias da TV Caatinga participam de Oficina de Produção Audiovisual no Canal Futura

As estagiárias da TV Caatinga Anette Bento e Meire Souza participaram, entre os dias 22 de janeiro a 2 de fevereiro, da décima terceira edição do Geração Futura Universidades Parceiras.O projeto, realizado todos os anos na sede da emissora no Rio de Janeiro (RJ),tem o objetivo de fortalecer os laços com as instituições de ensino colaboradoras do Canal Futura e contribuir para a formação profissional de jovens na área da Comunicação.

Foto: Bruno Ryfer

Durante os doze dias de oficinas,33 estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Midialogia de vários estados tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios da emissora, a rotina de produção e trocar experiências sobre as universidades e a produção audiovisual. Além disso, também participaram de oficinas de produção,roteiro, direção, fotografia e edição de vídeo com profissionais como o jornalista Luís Nachbin, o diretor artístico Márcio Motokane e o diretor de imagens Batman Zavareze.

Foto: Bruno Ryfer

Dentro da programação do Geração Futura 2018 estava ainda a produção jornalística de uma edição do Conexão Futura, programa de entrevista da emissora. Os estudantes se dividiram em grupos e sugeriram pautas. Duas foram escolhidas, entre elas a proposta de abordar a Convivência com o Semiárido que, entre outras questões, busca desconstruir a imagem negativa sobre essa região que muitas vezes é considerada como seca e improdutiva. O programa contou com a presença da produtora e repórter da TV Caatinga Meire Souza no estúdio para gravação.

Essa é a terceira vez que a TV Caatinga participa do Geração Futura. Em 2015, a então estudante de Jornalismo Juliana Magalhães foi a primeira e em 2016, foi a vez de Kris de Lima, que também era estagiário da TV universitária da Univasf, representar a região na oficina.